Mudança em projeto encarece obra e exige nova licitação


Uma das maneiras que estão sendo consideradas para resolver o problema do projeto e da revitalização da Rua Senador Attilio Fontana, em Concórdia, é licitar novamente obra, no trecho da BRF, informou na manhã desta sexta-feira, dia 07, o Secretário Municipal de Urbanismo e Obras, Wagner Simioni. O assunto motivou uma reunião, na tarde desta quinta-feira, entre profissionais técnicos e jurídicos da prefeitura.

Segundo disse o secretário em entrevista à emissora, pelo projeto, constava que na região da BRF, onde está prevista a duplicação da rua, havia rochas no solo, que serviriam de sustentação para os gabiões, que seriam utilizados como base para a nova pista. No entanto, ao fazer a verificação do terreno, a empresa Dallagnol Engenharia, responsável pela obra, constatou que não existe rocha, o que não permite a utilização dos gabiões.

Inicialmente, o que motivou a reunião foi o fato de que haveria uma solução, com a utilização de um material que poderia dar sustentação a estas estruturas para a duplicação da via. No entanto, isso geraria um aditivo superior aos 25% permitido dentro do projeto. Juridicamente, isso não é permitido. “A gente tem que achar uma solução para este impasse, e ontem demos alguns encaminhamentos”, explicou ele.

Entre as alternativas analisadas foi a de suprimir o trecho que passa pela BRF do projeto da revitalização da Senador Attilio Fontana e fazer uma nova licitação para esta parte da obra. “Está tendendo pra gente suprimir aquele trecho. E aí fazer uma nova licitação daquela contenção para fazer a terceira pista. Não era o que a gente queria. Mas juridicamente a gente está sendo forçado por uma questão de prestação de contas e de fazer cumprir a lei”, comenta ele.

Como alternativa aos gabiões, a equipe analisa como solução para o problema a chamada “terra armada” (exemplo abaixo). “É feito um paredão de concreto com uma terra encostada ali. É uma solução mais cara, mas a única possível para aquele caso”, diz ele. No entanto, de acordo com as informações do secretário, ainda não há um prazo para que essa mudança toda ocorra na prática, pois depende uma série de discussões jurídica e técnicas. Mas a intenção, segundo ele, é que isso ocorra rapidamente pela importância que a via tem.

Pelo projeto original, a revitalização da Rua Senador Attilio Fontana, subida ao bairro Santa Cruz, tem 2,7 mil metros de extensão, com três pistas. A obra inicia no trevo da Senador Attilio Fontana com a rua do Comércio (próximo à rotula da BRF) e vai encerrar no trevo do bairro dos Estados. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões. Iniciada em 2015, a obra teria previsão de encerramento para junho deste ano.


07/04/2017

Fonte: Rádio Rural

 

Curso Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita