Os Ministério Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP) ajuizaram ação civil pública com pedido de liminar exigindo a paralisação imediata do processo de licenciamento ambiental da usina hidrelétrica binacional Panambi, no rio Uruguai. Os órgãos sugerem que a inundação com o represamento do rio Uruguai vai atingir o Parque Estadual do Turvo. Por ser Unidade de Conservação de Proteção Integral, o local não pode sofrer qualquer alteração e intervenção humana.
A construção vai atingir uma área de 11 cidades gaúchas e, de acordo com os órgãos, causar danos irreversíveis ao meio ambiente e ao patrimônio arqueológico. Espécies ameaçadas de extinção, como os peixes dourado e surubim, que não poderão se reproduzir nos reservatórios, ficarão comprometidas, alertou a procuradora da República Letícia Carapeto Benrdt.
A construção da usina hidrelétrica compreende áreas de Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Mauá, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. A obra deve ocorrer na fronteira com a Argentina e, depois de iniciada, durar cinco anos.
21/01/2015
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...