MPs do setor elétrico devem ser votadas nesta quarta


As MPs do setor elétrico devem ser votadas pelo Plenário nesta quarta-feira. O parecer do deputado Salvador Zimbaldi (PTB-SP) à MP 144/03, que cria a Empresa de Pesquisa Energética, foi apresentado na sessão desta terça, mas a votação da matéria acabou adiada em razão de pedido de vistas do relatório pela Oposição.

Já o parecer do deputado Fernando Ferro (PT-PE) à MP 144/03, que estabelece regras gerais para compra e venda de energia, será apresentado em sessão extraordinária nesta quarta-feira, às 9 horas.

PESQUISA ENERGÉTICA

A criação de um conselho consultivo com representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados à questão energética e a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com o capital exclusivo da União foram as principais alterações introduzidas pelo deputado Salvador Zimbaldi (PTB-SP) na Medida Provisória 145/03.

Ele também excluiu artigo sobre a contratação de obras, que considerou redundante, pois a Lei de Licitações (Lei 8666/93) já contempla as empresas públicas, e acrescentou outras atribuições à empresa nas regras para a realização de estudos na área energética.

A nova empresa será vinculada ao Ministério das Minas e Energia, com a finalidade de promover estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás natural e seus derivados, fontes energéticas renováveis ou eficiência energética. A empresa realizará ainda estudos sobre a matriz energética brasileira e o aproveitamento dos potenciais hidráulicos, dará suporte às articulações relativas ao aproveitamento energético de rios compartilhados com países limítrofes e desenvolverá estudos para incrementar a utilização dos combustíveis renováveis, dentre outras atribuições. Os estudos e pesquisas desenvolvidos pela EPE subsidiarão o planejamento de ações do Ministério de Minas e Energia quanto à política energética nacional.


28/01/2004

Fonte: Agência Camara

 

Curso Licitações

10/09/2024

Senado aprova regras excepcionais para licitações após desastres climáticos

O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto ...

10/09/2024

IFBA Feira divulga edital do Pregão Eletrônico para aquisição de gêneros alimentícios

O objeto da presente licitação é a aquisição de gê...

10/09/2024

Imóvel do Correios na região central da Capital vai para licitação de alienação

Os Correios realizam, no dia 1º de outubro, às 8h ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita