MPF investiga prefeitos suspeitos de fraudar compras


A Procuradoria Regional da República começou a investigar prefeitos suspeitos de envolvimento nas irregularidades apuradas pela Operação Sanguessuga, que apura a ocorrência de fraudes em licitações para compra de ambulâncias. Segundo integrantes do Ministério Público Federal, os procuradores Alexandre Camanho de Assis e Marcelo Serra Azul enviaram cerca de 40 ofícios pedindo informações sobre processos licitatórios e convênios a prefeituras suspeitas de participação em fraudes na compra de ambulâncias.
Os procuradores tomaram as medidas após receberem ofício do juiz federal Jéferson Schneider, da 2ªVara de Mato Grosso, que conduz as investigações. De acordo com a procuradoria, escutas telefônicas indicaram o possível envolvimento de prefeitos no esquema. Na segunda-feira, a CGU (Controladoria Geral da União) concluiu levantamento das irregularidades verificadas.
De acordo com a auditoria, são 60 municípios onde as aquisições de unidades móveis de saúde revelaram direcionamento da licitação, falhas nos processos licitatórios, falhas na aquisição e na entrega das ambulâncias e superfaturamento nos valores de compra.
Rio – Sob suspeita de envolvimento com a quadrilha especializada na venda de ambulâncias superfaturadas desmontada pela Polícia Federal, 31 municípios fluminenses começaram a ser investigados pelo TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro). A ordem para abertura de inspeção especial sobre o caso foi dada pelo presidente do órgão conselheiro José Gomes Graciosa, após um levantamento preliminar nos processos referentes às compras, que tramitaram ou tramitam na corte.
Sabe-se que 31 prefeituras – praticamente um terço das 92 cidades fluminenses – compraram ambulâncias por meio de convênios com o governo federal. Em alguns casos, já foi constatado que a documentação sobre os atos realizados pelos municípios não foi enviada ao TCE. “Estamos cobrando todas as informações não só do ponto de vista contábil e legal, mas também os aspectos relacionados aos veículos em si”, afirmou o presidente do TCE-RJ.


17/05/2006

Fonte: Diário OnLine

 

Curso Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita