Até o dia 20, a Prefeitura de Porto Alegre deverá publicar novo edital de licitação do transporte público. O documento está em fase final de elaboração. Na tarde dessa sexta-feira, o Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público Estadual (MPE) emitiram recomendação que orienta a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o poder público a se absterem de incluir no edital licitatório ou no contrato com os futuros concessionários qualquer previsão de indenização aos atuais permissionários.
Na semana passada, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Poli Figueiredo, entregou à EPTC recomendação para que contasse no edital uma estimativa no orçamento do município de impacto financeiro das indenizações que poderiam vir a ser pagas às 12 empresas privadas que hoje controlam o sistema. “Não havendo isso, então que constasse que os novos concessionários assumirão o passivo”, explicou Poli, ontem. Ele estimou ainda um aumento de cinco centavos no valor da tarifa para indenização.
Poli orientou também a retirada da especificação sobre o número de passageiros por metro quadrado. Hoje, seis pessoas dividem cada m² nos veículos. O edital anterior reduzia para quatro. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que recebeu as orientações de Poli quanto à indenização, mas que isso depende uma auditoria no sistema para identificar um valor.
13/09/2014
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...