Até o dia 20, a Prefeitura de Porto Alegre deverá publicar novo edital de licitação do transporte público. O documento está em fase final de elaboração. Na tarde dessa sexta-feira, o Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público Estadual (MPE) emitiram recomendação que orienta a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o poder público a se absterem de incluir no edital licitatório ou no contrato com os futuros concessionários qualquer previsão de indenização aos atuais permissionários.
Na semana passada, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Poli Figueiredo, entregou à EPTC recomendação para que contasse no edital uma estimativa no orçamento do município de impacto financeiro das indenizações que poderiam vir a ser pagas às 12 empresas privadas que hoje controlam o sistema. “Não havendo isso, então que constasse que os novos concessionários assumirão o passivo”, explicou Poli, ontem. Ele estimou ainda um aumento de cinco centavos no valor da tarifa para indenização.
Poli orientou também a retirada da especificação sobre o número de passageiros por metro quadrado. Hoje, seis pessoas dividem cada m² nos veículos. O edital anterior reduzia para quatro. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que recebeu as orientações de Poli quanto à indenização, mas que isso depende uma auditoria no sistema para identificar um valor.
13/09/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...