O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) ajuizou na terça-feira uma ação civil pública contra a Infraero, para que a Justiça Federal determine a obrigação de não renovar os contratos de concessão de áreas de espaços em aeroportos e realizar processos licitatórios nas modalidades adequadas.
Segundo informações retiradas do processo movido pela companhia aérea BRA contra a Infraero, o MPF comprovou ser prática da estatal a concessão de áreas em aeroportos destinadas à atividade administrativa de manutenção sem a realização de licitação.
Foi enviada à Infraero, em julho deste ano, uma recomendação para pedir providências quanto à adoção de medidas para sanar essas irregularidades. Porém, a recomendação não foi acatada. A Infraero argumentou não existir qualquer ilegalidade nos processos de dispensa de licitação.
Diante do posicionamento da Infraero, o Ministério Público requisitou informações relativas a todos os contratos de concessão a companhias aéreas. Foi verificada a existência de mais de mil contratos celebrados sem o processo licitatório.
26/09/2007
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...