O Ministério Público Estadual de São Paulo abriu inquérito civil na Promotoria da Cidadania de Ribeirão Preto para investigar suposto direcionamento na licitação para serviços de lixo no município em 2008.
Segundo o promotor Sebastião Sérgio da Silveira afirmou à Folha Online, a vencedora da licitação foi a empresa de coleta de lixo Leão Leão.
Silveira afirmou que a Prefeitura de Ribeirão Preto determinou que o lixo da cidade fosse levado para um aterro sanitário, só que, de acordo com o promotor, não há na cidade, apenas em Guatapará, onde a Leão Leão teria ganho a licitação.
O promotor disse ainda que, se forem comprovadas irregularidades na licitação, vai ajuizar uma ação para impedir que o contrato entre a empresa e a prefeitura seja fechado. Silveira afirmou que já pediu à prefeitura cópia do processo de licitação.
Em 2005, Antonio Palocci (PT) foi acusado de envolvimento com a máfia do lixo em Ribeirão Preto quando era prefeito do município. O petista é suspeito de ter recebido propina mensal, no valor de R$ 50 mil, da Leão Leão.
Outro lado
A prefeitura informou que a licitação foi realizada pelo governo anterior, mas que o processo não foi homologado, uma vez que o valor proposto pela Leão Leão é superior ao valor proposto pela última administração.
O caso está no Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), que, segundo a assessoria da prefeitura, ainda não foi notificado pelo Ministério Público da cidade.
"Quando for, tomará as medidas necessárias. No momento, a autarquia municipal faz levantamento mercadológico para ver se assina ou não o contrato com a empresa que fará os serviços de lixo da cidade."
05/02/2009
20/01/2026
Licitação aberta para o Terminal do Aeroporto Regional de Jataí
Atenção, empresários. A Prefeitura Municipal de Ja...20/01/2026
Licitação da duplicação entre São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste é lançada
Uma excelente notícia para a região Oeste de Mato ...19/01/2026
Prefeitura abre licitação para construção de nova Unidade Básica de Saúde em Cariacica-Sede
A Prefeitura de Cariacica publicou, na edição do D...19/01/2026
Prefeitura de Araranguá lança edital de licitação para construção da 4a ponte sobre o Rio Ararangua
A Prefeitura de Araranguá deu um passo decisivo pa...