SÃO PAULO - O Ministério Público denunciou 30 pessoas acusadas de fraudar licitações na prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Segundo os promotores, o bando desviou mais de R$ 13 milhões dos cofres públicos. Os promotores analisaram 89 processos de licitação. Em todos, eles foram encontradas irregularidades.
Entre os casos citados na denúncia, está a obra de construção de uma rampa para deficientes físicos, em 2002. Para a rampa, foram pedidos 22 aparelhos de ar-condicionado, mesmo com ela sendo ao ar livre. Os aparelhos nunca foram entregues, mas foram pagos. Outros 22 aparelhos de ar-condicionado foram pedidos para serem instalados em banheiros e cozinhas das escolas públicas em outra licitação.
Uma obra no Estádio Anacleto Campanela também foi investigada pelos promotores. Empresas que nem existiam chegaram a participar da licitação. No documento da Receita Federal consta que a empresa Pires e Donizete Montagens foi aberta em junho de 2000 - mas dois meses antes de ser criada, ela já havia vencido a concorrência.
Segundo os promotores, os desvios ocorreram entre os anos 1997 e 2004. Um dos envolvidos, de acordo com a promotoria, é o procurador de Justiça aposentado Antonio Gusman Filho, que na época era assessor jurídico do prefeito já falecido Luiz Tortorelo.
- Neste período o que valia ali dentro era um grande sentimento de impunidade. Todos tinham absoluta certeza de que não seriam descobertos e que não seriam punidos pelas falcatruas que estavam cometendo - diz a promotora Sandra Reimberg.
Antônio Gusmam Filho disse que só vai se manifestar depois ter acesso à denúncia do Ministério Público. A prefeitura de São Caetano disse que a corregedoria do município também está investigando as fraudes.
08/10/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...