MP avalia licitação de transporte coletivo


O novo modelo de licitação para o sistema de transporte coletivo de Manaus foi apresentado na sexta-feira ao Ministério Público Estadual para apreciação. O modelo que será licitado significa uma transição entre o atual e o que foi sugerido em um estudo técnico encomendado pela Prefeitura Municipal de Manaus aos técnicos da UNB (Universidade Nacional de Brasília).
“O estudo da UNB propõe, por exemplo, que haja apenas 17 linhas alimentadoras em direção ao Centro de Manaus. Isso significaria uma mudança muito brusca para a população que não tem confiança no sistema”, disse o diretor-presidente do Imtu (Instituto Municipal de Transportes Urbanos), Marcelo Ramos, explicando por que a prefeitura de Manaus vai licitar um outro modelo.
De acordo com Ramos, mesmo assim haverá melhorias significativas. A licitação será aberta para empresas que atuam em âmbito nacional e internacional. A operação de todas as 230 linhas de ônibus de Manaus será licitada de uma só vez.
Entre os pontos polêmicos está a possibilidade de reajuste da tarifa. “O edital não prevê esta possibilidade, a tarifa máxima para concorrer na licitação é de R$ 2,00, quem tentar um preço acima disso não vai pontuar”, garantiu Ramos.

Reajuste da tarifa
O Ministério Público ainda apresentou dúvidas sobre a forma de reajuste da tarifa, mas o IMTU vai manter uma discussão continuada sobre o assunto, mantendo o MPE a par de todas as informações.
O segundo ponto debatido é a gestão operacional do sistema, se continua funcionando como hoje, com linhas levando as pessoas do bairro ao Centro ou mudando com a proposta da UNB, com linhas de transbordo. “A transição nos fará chegar ao ideal no futuro”, confirmou Ramos.
O terceiro ponto diz respeito à proposta de licitação. A previsão é que as empresas participem através de consórcio. “O que ficou em aberto é a quantidade mínima de empresas que participarão da concorrência em cada consórcio e a relação entre elas, já que os consorciados não podem ser parentes”, observou o diretor presidente.
O Instituto Municipal de Transportes Urbanos vai apresentar uma justificativa de cada um dos três itens polêmicos, mas independente disso o prefeito Serafim Corrêa vai apresentar o cronograma completo ainda nesta segunda-feira.


01/07/2007

Fonte: Jornal do Commércio

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita