O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou ação cautelar para impedir a realização de uma licitação que previa gastos de R$ 931.055,19 para a construção de 38 cemitérios no município de Pimenteiras, que tem cerca de 11.900 habitantes.
De acordo com o Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, tal medida é desproporcional e fere o princípio da razoabilidade na Administração Pública.
“A capital do Piauí, Teresina, tem apenas 14 catorzes cemitérios públicos, para uma população de 840 mil habitantes. Essa licitação fere frontalmente os princípios administrativos da legalidade, da moralidade administrativa e da finalidade pública”, explicou o Promotor.
O Ministério Público requereu a imediata suspensão do procedimento licitatório por prazo indeterminado, sob pena de responsabilização do gestor municipal de Pimenteiras, e também pediu que pediu que nenhum valor fosse repassado para a construção dos cemitérios.
O Promotor de Justiça instaurou, ainda, um inquérito civil para apurar a possível ocorrência de ato de improbidade administrativa.
Prefeitura
A prefeitura de Pimenteiras, afirmou por meio de sua assessoria que, apesar de está previsto no edital 'construção', a licitação refere-se a reforma e construção de muros ao redor dos cemitérios já existentes.
23/09/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...