O Ministério Público Estadual acusou na Justiça o ex-ministro da Fazenda do governo Lula, deputado Antonio Palocci (PT-SP), de favorecer um grupo de empresários do setor de alimentos contratados sem licitação pela Prefeitura de Ribeirão Preto, que o petista dirigiu entre 2000 e 2002.
Nove contratos da gestão Palocci estão sob suspeita. A promotoria calcula um prejuízo de R$ 2,19 milhões aos cofres municipais, em valor não corrigido. O Ministério Público alega que as licitações foram direcionadas a partir da exigência de inclusão de molho de tomate refogado com ervilhas como componente obrigatório de algumas listas. Poucos são os fabricantes desse produto.
Em ação civil, baseada em 33 volumes de documentos, 5 promotores de Justiça sustentam que Palocci teria conduzido esquema de fraudes “que tiveram por escopo o direcionamento das compras”. A ação foi protocolada na Vara da Fazenda Pública do Fórum de Ribeirão. Deputados não têm foro especial quando o processo é de natureza civil.
A ação pede condenação do ex-ministro às sanções da Lei da Improbidade Administrativa - ressarcimento integral do dano, perda de bens ou valores ilicitamente acrescidos ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por 8 anos, pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano. Pede ordem judicial para quebra do sigilo telefônico, fiscal e bancário de Palocci e de outros 6 acusados - 4 pessoas físicas e 2 empresas citadas.
Segundo a ação, a partir do início do governo Palocci “foram introduzidas alterações nos sistemas de compras de gêneros alimentícios que possibilitaram o favorecimento das fornecedoras”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
15/02/2008
19/07/2026
Governo do Paraná abre licitação para obras na PR-170 entre Rolândia e Porecatu
O Governo do Paraná lançou a licitação para a rest...19/07/2026
Prefeitura lança licitação de R$ 6,1 milhões para iluminação da Maringá Encantada
A municipalidade publicou o edital da primeira lic...18/07/2026
Governo do Acre abre licitação para compra de quadriciclos adaptados para brigadas de combate a..
O governo do Acre abriu uma licitação para adquiri...18/07/2026
Seinfra abriu novas licitações para pavimentação em mais de 91 quilômetros de rodovias em cinco..
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) ...