A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu ontem a licitação para contratação do projeto executivo das obras de requalificação viária da área central da cidade.
A proposta prevê melhorias e a implantação de estrutura de transporte coletivo em ruas e avenidas do centro que recebem a passagem de ônibus. O investimento estimado para execução do projeto executivo é de R$ 320 mil, com previsão de beneficiar 20 vias. O projeto executivo que será elaborado deve determinar as ações que serão feitas em cada um dos locais. Ontem, a Secretaria Municipal de Transportes apresentou as diretrizes que devem ser seguidas neste projeto.
As melhorias passarão pelas avenidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza e as ruas Professor Flaviano de Melo, José Bonifácio, Coronel Souza Franco e Barão de Jaceguai. Estes locais devem receber pavimentação do sistema viário, abrigos sustentáveis com novo layout e totem informativo, plataforma de embarque e desembarque, modernização semafórica, travessias iluminadas, rampas acessíveis, pintura de solo e nova placas de sinalização.
“Às vezes, a pessoa que está no ponto de ônibus e não consegue ficar debaixo do abrigo quando está muito sol, porque esquenta muito dependendo do material com que ele foi feito. Então vamos instalar placas de proteção UVA e UVV. Eles terão ainda fechamento lateral com material transparente e porta USB para carregamento de aparelhos eletrônicos”, detalhou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A Praça Oswaldo Cruz receberá também uma cobertura onde ficam os pontos de ônibus, na rua Barão de Jaceguai, com sistema fotovoltaico para alimentar a iluminação pública do local. Além dela, faz parte da renovação urbanística da região central da cidade, que está em andamento, melhorias na Praça Sacadura Cabral e a construção da Praça Diego Leme Chavedar.
A pasta divulgou ainda que após a abertura da Avenida das Orquídeas, será implantada uma linha de ônibus ligando o Terminal Central a Jundiapeba. “Inicialmente, ela vai operar com dois ônibus, com intervalo de 30 minutos durante a manhã e 40 minutos à tarde”, explicou o secretário.
16/04/2019
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...