Moderniza-ES:Sejus publica licitação para aquisição de bodyscans e scanners, reforçando a segur..


A Secretaria da Justiça (Sejus) publicou, nesta quinta-feira (10), edital de licitação para aquisição de scanners e bodyscans corporais com tecnologia de radiação ionizante, destinados à inspeção de indivíduos. A medida visa reforçar a segurança nas unidades prisionais do Espírito Santo.

A iniciativa integra o Programa Moderniza-ES, que busca ampliar e modernizar os serviços prestados pelo Estado, com foco em ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.

A aquisição atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620, de abril de 2025, proibiu a realização de revistas íntimas vexatórias em visitantes de unidades prisionais. Esse tipo de revista, no entanto, não é aplicada no Espírito Santo há mais de uma década.

Segundo o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos da Sejus, Vinícius Teixeira, o Espírito Santo será pioneiro na implantação desses equipamentos em todas as unidades prisionais do Estado.

“Com essa contratação, o Espírito Santo será o primeiro estado do país a ter equipamentos de inspeção eletrônica de pessoas e objetos em 100% de suas unidades penitenciárias, garantindo o cumprimento da decisão do STF, que estabeleceu o prazo de 24 meses para a adequação em todo o território nacional”, destacou Teixeira.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, equipamentos tecnológicos auxiliam no trabalho de revista e tornam o sistema prisional mais seguro. "Esses investimentos não apenas reforçam a segurança, permitindo inspeções mais eficazes e humanas nas unidades prisionais, mas também demonstram o nosso compromisso com a modernização e a eficiência na gestão penitenciária”, enfatizou Rafael Pacheco.

Os novos equipamentos são de última geração e contarão com integração em rede, instalação completa, treinamento para operação, além de garantia e assistência técnica pelo período de 60 meses.
Clique aqui e confira o edital na íntegra


10/07/2025

Fonte: Portal Governo Estado do ES Sejus

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita