Modelo para licitação em ferrovias divide governo


Se de um lado o governo tenta destravar os investimentos na malha antiga do país, a construção de novas ferrovias está num impasse.
Uma parte do governo federal defende licitar separadamente as ferrovias Norte-Sul (Tocantins a São Paulo) e Oeste-Leste (Bahia), enquanto outra quer que os trechos façam parte de uma única concorrência.
A parcela que pretende licitar a Ferrovia Norte-Sul de maneira independente está de olho numa bilionária outorga que poderia ser recebida, já que o trecho está praticamento construído e já poderia entrar em operação rapidamente, gerando caixa para o comprador.

Vale
Nesse formato, a mineradora Vale seria uma grande interessada, já que o trecho termina numa ferrovia já controlada por ela, que segue do Tocantins ao porto de itaqui, no Maranhão.

Outro grupo no governo quer fazer uma licitação mais ousada, permitindo a quem ganhar a Norte-Sul terminar de construir a iniciada ferrovia na Bahia e ainda ter a opção de construir um via em direção a Mato Grosso.
A vantagem desse modelo é que o ganhador poderia ter uma saída própria para o porto, sem depender de passar em trechos ferroviários concedidos a concorrentes.
Nesse formato, o negócio interessa a chineses e a russos.
Da decisão sobre o melhor modelo depende a realização desse leilão, previsto pelo governo a´para o fim deste ano.


19/01/2017

Fonte: Folha Uol

 

Avisos Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita