Moçambique lançará licitação para exploração


São Paulo - O governo de Moçambique vai lançar ainda este ano uma nova licitação internacional para a prospeção de petróleo e gás em diversas regiões do país, anunciou o presidente moçambicano, Armando Guebuza.
Falando em um seminário sobre as potencialidades de Moçambique, que ocorreu sexta-feira em Washington, Guebuza instou os empresários norte-americanos das companhias petrolíferas a investirem no país africano de língua portuguesa.
O chefe de Estado moçambicano esteve nos Estados Unidos para testemunhar a assinatura de um acordo de financiamento com a Millennium Challenge Corporation (MCC), avaliado em cerca de US$ 500 milhões (R$ 950 milhões), atribuído a países com bons índices de desenvolvimento.
Recentemente, a Anadarko, uma das principais companhias norte-americanas de petróleo, a ENI, da Itália, Norsk Hydro e a DNO, ambas da Noruega, a Petronas, da Malásia, e a Artumas, do Canadá, venceram licitações lançadas pelo Executivo moçambicano para a prospecção petrolífera na bacia do Rovuma, no norte do país africano.
No entanto, segundo Armando Guebuza, há necessidade de se abrir um novo concurso internacional para que mais empresas concorram à realização de pesquisas no território moçambicano, onde "há fortes indicações de existência de outras reservas naturais" de petróleo e gás.
Relativamente ao gás, destacou o presidente, a petroquímica sul-africana Sasol está fazendo exploração em Temane e Panda, na província de Inhambane, sul de Moçambique.
O presidente moçambicano apontou ainda o ouro, a pedra preciosa e semipreciosa como outros dos recursos naturais que os empresários norte-americanos poderiam explorar em Moçambique.
Guebuza destacou ainda a necessidade de haver um forte investimento nas áreas do turismo e da Agricultura - cerca de 40 milhões de hectares aráveis não estão aproveitados em Moçambique.(Redação - InvestNews).


14/07/2007

Fonte: JB On Line

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita