A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, sob a titularidade do vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba, está com uma licitação em andamento para repintar os 33,2 quilômetros de ciclofaixas e outros 12,2 km de ciclovias. A necessidade da melhoria já vem sendo cobrada há meses pelos vereadores da Câmara Municipal.
O recurso de mobilidade foi implantado ainda na gestão anterior de Du Altimari (MDB), em 2009, e muitas das vias públicas que receberam hoje já estão com as pinturas quase apagadas. Na região central, as ciclofaixas foram instaladas no ano de 2011. Outros trechos e bairros receberam a instalação nos anos seguintes. São estimadas mais de 100 mil bicicletas no município.
De acordo com Bellagamba, todos os locais onde há as ciclofaixas e ciclovias chamam a atenção para a necessidade de repintura, mas acredita que nos trechos da Rua 1 entre Avenida 3 até a Avenida 32, a Rua 6 e a Rua 6-A dentre outras requerem um cuidado especial.
“Entendo como um recurso importante para o município em um momento que temos que priorizar os meios de transportes não motorizados, mesmo porque o uso de bicicleta trás notáveis benefícios para o usuário, para a comunidade local e para a economia da cidade como um todo”, afirma.
Ainda não há um prazo para a compra do material para a pintura, uma vez que a licitação ainda está em processo. “Para uma cidade que possui um veículo por habitante, aproximadamente, toda alternativa utilizada para diminuir esse número de veículos nas ruas, é bem-vinda”, completa o secretário.
03/11/2018
19/07/2026
Governo do Paraná abre licitação para obras na PR-170 entre Rolândia e Porecatu
O Governo do Paraná lançou a licitação para a rest...19/07/2026
Prefeitura lança licitação de R$ 6,1 milhões para iluminação da Maringá Encantada
A municipalidade publicou o edital da primeira lic...18/07/2026
Governo do Acre abre licitação para compra de quadriciclos adaptados para brigadas de combate a..
O governo do Acre abriu uma licitação para adquiri...18/07/2026
Seinfra abriu novas licitações para pavimentação em mais de 91 quilômetros de rodovias em cinco..
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) ...