MME não crê em licitação de áreas do pré-sal em 2010


O ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje ser 'difícil' uma rodada de licitação de áreas do pré-sal para exploração de petróleo e gás natural este ano. Ele comentou que a expectativa do ministério é que o novo marco regulatório do petróleo seja aprovado em meados deste ano, e que preferiria não comentar sobre possíveis especulações de rodadas de exploração antes da aprovação das novas regras. No entanto, quando questionado especificamente para as áreas do pré-sal, Zimmerman admitiu ser difícil uma licitação destas áreas ainda em 2010.
Sobre licitações de áreas fora do pré-sal, o ministro foi cauteloso. 'Com relação a isto, prefiro falar depois da aprovação do novo marco regulatório no Congresso', disse. Ele comentou somente que a possibilidade de uma 11ª rodada de licitação de blocos de petróleo e gás natural ainda está sendo discutida pelo governo.
O ministro salientou também que a possibilidade de uma nova rodada não é debatida no âmbito do ministério e sim do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). 'A ANP (Agência Nacional do Petróleo) discute a realização de uma rodada e envia a sugestão para o ministério, que depois convoca a reunião do CNPE. Mas o que posso dizer é que ainda não recebi nenhuma comunicação da ANP (sobre uma nova rodada)', afirmou
Zimmerman comentou ainda que o decreto da Lei do Gás deve ser encaminhado para Casa Civil ainda este mês, para depois ser aprovado pelo presidente e posterior publicação. Ele deu entrevista a jornalistas após participar de cerimônia de posse de novos diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) hoje no Rio.


24/05/2010

Fonte: Diário da Manhã

 

Avisos Licitações

14/09/2026

Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS

O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...

02/04/2026

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

Curso presencial foi idealizado para formar novos ...

16/10/2026

Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...

16/10/2026

Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado

O edital de licitação para a construção de uma nov...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧