Ministro diz que obras de transposição aguardam licitações


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, informou que as obras de transposição do rio São Francisco ainda dependem da abertura de procedimentos licitatórios e, por isso, a previsão é que comecem somente no fim deste ano ou no início de 2008. Em audiência sobre as ações do ministério, Geddel disse que apenas a primeira etapa das obras, que inclui a participação do Exército, permite a dispensa de licitação.
Geddel também anunciou que vai discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o programa Água para Todos, que complementará o projeto de transposição no atendimento das comunidades situadas entre dois e três quilômetros da margens da bacia.
A explicação do ministro sobre o prazo de início das obras foi uma resposta ao deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), que reclamou da demora do governo. "Estou horrorizado. Não conseguimos entender por que o projeto só pode começar no fim do ano, já que as questões jurídicas, ambientais e orçamentárias estão resolvidas", disse o parlamentar.
O deputado Iran Barbosa (PT-SE), por sua vez, disse que o projeto de transposição precisa ser mais discutido, principalmente em relação ao fornecimento futuro de água para a região. Ele lembrou que um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) identificou a possibilidade de escassez de água em áreas próximas ao rio São Francisco a partir de 2025. O parlamentar também disse estar preocupado com a gestão das obras, que muitas vezes não atendem a seus objetivos iniciais.
Sudam e Sudene
Questionados pelos parlamentares sobre a recriação da Sudam e da Sudene, o ministro respondeu que já encaminhou uma proposta de reestruturação das superintendências ao Ministério do Planejamento. Geddel disse que vai pedir ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para acelerar o processo de recriação.
A audiência foi promovida pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O evento foi encerrado há pouco.


18/04/2007

Fonte: Agência Câmara

 

Curso Licitações

24/06/2024

Paraíso do Tocantins prepara licitação para iluminação em LED do estádio Antônio Damião

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins informou na s...

23/06/2024

Publicado aviso de licitação para reforma da UMS Abadia

Publicado aviso de licitação para reforma da Unida...

23/06/2024

Marília terá unidade do PPP Novas Escolas; edital de licitação já saiu

Acidade de Marília foi contemplada com unidade do ...

21/06/2024

Licenças ambiental e de construção de condomínio industrial de Castanhal terão licitação integrada

Após o segundo processo de licitação, sem uma empr...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita