Ministro autoriza edital para projeto técnico da Transbrasiliana


A elaboração do edital de licitação do projeto técnico para a pavimentação da Transbrasiliana BR 153, entre Passo Fundo e Erechim, foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. O anúncio foi feito na última quarta-feira (16), durante visita do reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, que também preside o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. O encontro contou com a participação dos deputados Darcísio Perondi e Ronaldo Nogueira, além do prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Ceron (PTB), integrante do mesmo comitê e representante dos prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e Associação de Municípios do Planalto Médio (Ampla).

De acordo com a assessoria de comunicação da UPF, na oportunidade, o ministro referendou o que já havia sido definido em encontro anterior, realizado no dia 18 de abril. “Devemos realizar um estudo para viabilizar a elaboração de projeto técnico da BR 153 para a pavimentação dos 68 quilômetros”, relatou. A mesma informação é confirmada pelo prefeito Ceron, que complementa destacando que acredita no andamento do processo que pode viabilizar o asfaltamento do trecho de 68 quilômetros da rodovia federal que liga as regiões do Alto Uruguai e Planalto Médio.

Mário Ceron pontua que o momento positivo da Transbrasiliana BR 153 está amparado no longo período em que a demanda foi reivindicada em Brasília, no apoio da bancada federal e, especialmente no aparato político conquistado junto ao atual ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil. De acordo com o prefeito de Ipiranga do Sul, enquanto diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Departamento Nacional de Infeaestrutura, Valter Casimiro Silveira teria assumido o compromisso de viabilizar a retomada das obras da região. A promessa começou a ser cumprida com a inclusão da demanda no PAC 2 do governo federal e o anúncio da licitação para execução do projeto técnico orçamentário da obra", destacou Mário Ceron.

Na audiência de quarta-feira o ministro afirmou que a demanda - projeto técnico e execução - está sendo incluída no PAC para o período 2019/2021. Ele ainda determinou a imediata elaboração do edital para a licitação do projeto técnico da pavimentação, com previsão de publicação até o mês de julho de 2018. A previsão orçamentária é de R$ 5 milhões e ainda não há prazo definido para a conclusão do estudo que deverá definir o volume de recursos para conclusão da obra.

O reitor José Carlos comemorou a informação que foi concedida pelo ministro. “Hoje, temos a confirmação de que não há como pensar em realizar ações de modo isolado. Temos a convicção de que somente é possível a execução da obra se tivermos um sentimento coletivo da sua importância. Graças a esse esforço coletivo, teremos a conclusão dessa importante obra que potencializará o desenvolvimento da nossa região”, destacou.


18/05/2018

Fonte: Jornal Bom Dia

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita