Ministro acena com abertura de licitação para Norte-Sul em 2015


Ideia do governo é buscar parceiros para investir no trecho da ferrovia entre Panorama, São Paulo, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul
O ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues acenou com a possibilidade de abrir um edital de licitação, ainda em 2015, para buscar parceiros interessados em investir no trecho da ferrovia Norte-Sul entre Panorama, São Paulo, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que corta 31 cidades paranaenses, onze delas na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

"Vamos lançar possivelmente neste segundo semestre um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e ver quem tem interesse nessa concessão", disse o ministro durante a apresentação dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (Evtea) do trecho ferroviário na sede da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep). "Este é o momento de procurar os investidores, que podem ser até investidores internacionais", acrescentou.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, é necessário, a partir de agora, que todas as esferas da sociedade se mobilizem para a concretização do empreendimento. "A ferrovia é um modal altamente importante para reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade do setor produtivo paranaense e brasileiro. A Fiep defende que tenhamos uma ferrovia cortando o país de Norte a Sul e que o Paraná seja contemplado da melhor forma possível", disse.

Questionado se acredita que o empreendimento atrairá investidores mesmo com o alto custo estimado, Campagnolo disse que o potencial de transporte de cargas das regiões por onde a ferrovia passará justifica o investimento. "Qualquer investidor vai perceber que essa ferrovia é uma grande oportunidade por ser altamente viável."

Após acompanhar a apresentação dos Evtea na Fiep, a vice-governadora Cida Borghetti afirmou que vai levar todos os estudos e levantamentos para a Rússia, onde cumprirá agenda oficial em setembro. "Vamos apresentar esse material e buscar investidores nacionais e internacionais para consolidar a obra que é aguardada com muita expectativa por todos os segmentos produtivos do Paraná e da região Sul", disse Cida.

Segundo ela, o trecho vai criar uma alternativa eficiente para a exportação da produção paranaense com o aumento na movimentação dos portos da região. A vice-governadora destacou que os três estados do Sul estão unidos pela obra. "Há um alinhamento aqui entre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Governo do Estado vai fazer a articulação e dar o suporte necessário para que a ferrovia seja licitada em breve", reforçou.

O Evtea foi produzido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O presidente da Valec, Mário Rodrigues, explicou que a definição final do traçado vai incluir a quantidade e o tipo das cargas e a viabilidade econômica. "O que nós estamos buscando é que efetivamente essa ferrovia se concretize. Não estamos olhando para um município ou outro. Nós temos que buscar o que mais agrega ao traçado para que ele seja viável", disse.


25/08/2015

Fonte: O Diário.com

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita