Rio, - A Ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse hoje que a Agência Nacional de Petróleo teve várias atividades produtivas e corretas no ano passado. Ela destacou o acompanhamento de preços do petróleo desenvolvido pela agência, chamando de "correto acompanhamento" .
Segundo ela, esse novo acompanhamento é feito pelo "excelente" banco de dados que a ANP possui. A ministra elogiou também a decisão da ANP de incorporar a exigência de um conteúdo mínimo de nacionalização nas licitações para exploração e produção de petróleo. Para ela, o conteúdo nacional implica ter compromisso com geração de emprego e renda no país. "A ANP tem um papel estratégico , mais amadurecido com relação a indústria de petróleo. O outro, ainda em desenvolvimento, é com relação a indústria de gás. No caso da indústria de petróleo, nós temos um país abençoado, porque dispomos de recursos naturais e porque fomos capazes de produzir uma tecnologia da exploração em águas profundas. Hoje nós estamos em via de conquistar a auto suficiência em petróleo."
Nesse cenário, a ministra afirmou que a agência terá que regular um mercado sem distorções, sem prejuízo à população e possibilitar que se preserve seus setores naturais. " Acredito também que todos nós temos um compromisso com fontes renováveis de energia, isto não se dará no que se refere ao petróleo e gás no horizonte desta geração, mas o bom uso dessas reservas será estratégico para assegurar o desenvolvimento do país, de forma a mais autônoma possível."
Para a ministra, o país deve definir, o mais rápido possível, qual é sua política de uso de gás e petróleo e ter clareza com relação ao uso dessas reservas. A ministra participou, no Rio, da posse do novo diretor da ANP, Haroldo Lima.
19/01/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...