Ministra Dilma Rousseff elogia atuação da ANP


Rio, - A Ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse hoje que a Agência Nacional de Petróleo teve várias atividades produtivas e corretas no ano passado. Ela destacou o acompanhamento de preços do petróleo desenvolvido pela agência, chamando de "correto acompanhamento" .

Segundo ela, esse novo acompanhamento é feito pelo "excelente" banco de dados que a ANP possui. A ministra elogiou também a decisão da ANP de incorporar a exigência de um conteúdo mínimo de nacionalização nas licitações para exploração e produção de petróleo. Para ela, o conteúdo nacional implica ter compromisso com geração de emprego e renda no país. "A ANP tem um papel estratégico , mais amadurecido com relação a indústria de petróleo. O outro, ainda em desenvolvimento, é com relação a indústria de gás. No caso da indústria de petróleo, nós temos um país abençoado, porque dispomos de recursos naturais e porque fomos capazes de produzir uma tecnologia da exploração em águas profundas. Hoje nós estamos em via de conquistar a auto suficiência em petróleo."

Nesse cenário, a ministra afirmou que a agência terá que regular um mercado sem distorções, sem prejuízo à população e possibilitar que se preserve seus setores naturais. " Acredito também que todos nós temos um compromisso com fontes renováveis de energia, isto não se dará no que se refere ao petróleo e gás no horizonte desta geração, mas o bom uso dessas reservas será estratégico para assegurar o desenvolvimento do país, de forma a mais autônoma possível."
Para a ministra, o país deve definir, o mais rápido possível, qual é sua política de uso de gás e petróleo e ter clareza com relação ao uso dessas reservas. A ministra participou, no Rio, da posse do novo diretor da ANP, Haroldo Lima.


19/01/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita