O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou hoje na Câmara dos Deputados medidas que serão adotadas para melhorar o controle e dar maior transparência aos processos licitatórios.
O anúncio foi feito durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Costa foi convidado a prestar esclarecimentos sobre a aquisição de hemoderivados pelo Ministério da Saúde (MS).
A partir desse mês, será criada uma comissão permanente de auditoria interna no Ministério; haverá rotatividade anual dos membros de comissões de licitação e pregoeiros, que deverão anualmente apresentar suas declarações de renda; todas as etapas dos processos de compra serão submetidos à consultoria jurídica do MS; as licitações serão divulgadas na internet; o serviço de ouvidoria será reestruturado; serão redefinidos os fluxos de compra e será criada uma corregedoria no MS.
"Nós estamos começando a trabalhar com um novo conceito de auditoria, que não seja apenas aquela provocada mas que, regularmente, seja feito exercício de amostragem", afirmou Costa.
Há cerca de um mês, a Polícia Federal prendeu 16 pessoas entre servidores do MS, empresários e lobistas, acusados de fraudar licitações para compra no exterior de derivados de sangue utilizados principalmente no tratamento de hemofílicos.
O esquema de corrupção existia desde 1990 e há suspeita de que tenham sido desviados cerca de R$ 2 bilhões dos cofres públicos.
16/06/2004
12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...14/11/2025
Prefeitura autoriza licitação para reforma e ampliação de duas Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Apucarana autorizou, na manhã dest...