Ministério investiga cartel de empresas de medicamentos


Após auditoria interna no Ministério da Saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), deve instaurar essa semana um processo contra dez laboratórios fornecedores de medicamentos para o Ministério. A acusação é de formação de cartel. O secretário executivo, Gastão Wagner, diz que o resultado da auditoria levantou “fortes” indícios de que as empresas estrangeiras praticaram combinação de preços.
O secretário informa que as provas apresentadas à SDE servirão de base no processo contra as empresas.
– O que chamou atenção como irregularidade na compra dos medicamentos foi o alto preço cobrado – diz Wagner.
As empresas investigadas são: Immuno AG, Octapharma AG, Centeon LLC, American Red Cross (ARC), Biotes Pharma, Baxter Export Corporation, Alpha, BPL, LFB e Aventis. De acordo com o secretário executivo da Saúde, estas empresas forneciam, entre outros medicamentos, hemoderivados.
Para combater fraudes na compra de medicamentos e tornar o processo “mais transparente”, Gastão Wagner diz que foram feitas mudanças no processo. Com a compra de insulina, por exemplo, será feita nos próximos dias uma licitação internacional para tentar baixar em até 100% os valores.
– No caso da insulina constatamos que no Brasil as empresas estavam praticando dumping (venda de um produto abaixo do custo de produção) – afirma.
No caso dos hemoderivados, o secretário diz que a solução encontrada para abaixar os preços foi comprar os medicamentos por meio de um pregão e não mais por licitações. Segundo Gastão Wagner, os hemoderivados estão hoje 70% mais baratos.
O secretário informa ainda que as investigações no Ministério da Saúde continuam e que diversos processos de licitação, principalmente os feitos para a compra de insulina, foram cancelados.
– Mas, garantimos que não faltará medicamentos para ninguém – afirma Wagner.


20/07/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita