O Ministério das Comunicações deverá lançar na próxima semana edital de licitação para comprar equipamentos de informática que serão instalados em 3 mil telecentros para o acesso público à internet.
A licitação centralizada foi a forma encontrada pelo ministério para levar adiante o programa de inclusão digital em convênio com prefeituras, orçado em R$ 85 milhões.
Isso porque cerca de 80% das prefeituras que se candidataram junto ao ministério para aderir ao projeto estavam inadimplentes e, portanto, impossibilitadas de receber repasses de recursos do governo federal.
Na licitação deverão ser adquiridos computadores (10 para cada telecentro), impressoras, televisores, aparelhos de DVD e projetores multimídia, que serão entregues às prefeituras. Os governos municipais deverão entrar no programa com a oferta de local para a instalação do telecentro, pessoal e manutenção dos equipamentos.
O ministério estuda a possibilidade de que o projeto dos telecentros seja complementar ao Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), outro programa de inclusão digital do ministério, que prevê a instalação de 8 mil pontos de acesso à internet em banda larga em todos os municípios brasileiros.
Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, dois terços das 1.100 prefeituras já cadastradas junto ao ministério para participar do projeto, não possuem ainda pontos do Gesac.
21/11/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...