O Ministério das Comunicações deverá lançar na próxima semana edital de licitação para comprar equipamentos de informática que serão instalados em 3 mil telecentros para o acesso público à internet.
A licitação centralizada foi a forma encontrada pelo ministério para levar adiante o programa de inclusão digital em convênio com prefeituras, orçado em R$ 85 milhões.
Isso porque cerca de 80% das prefeituras que se candidataram junto ao ministério para aderir ao projeto estavam inadimplentes e, portanto, impossibilitadas de receber repasses de recursos do governo federal.
Na licitação deverão ser adquiridos computadores (10 para cada telecentro), impressoras, televisores, aparelhos de DVD e projetores multimídia, que serão entregues às prefeituras. Os governos municipais deverão entrar no programa com a oferta de local para a instalação do telecentro, pessoal e manutenção dos equipamentos.
O ministério estuda a possibilidade de que o projeto dos telecentros seja complementar ao Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), outro programa de inclusão digital do ministério, que prevê a instalação de 8 mil pontos de acesso à internet em banda larga em todos os municípios brasileiros.
Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, dois terços das 1.100 prefeituras já cadastradas junto ao ministério para participar do projeto, não possuem ainda pontos do Gesac.
21/11/2006
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...