O Ministério das Comunicações deverá lançar na próxima semana edital de licitação para comprar equipamentos de informática que serão instalados em 3 mil telecentros para o acesso público à internet.
A licitação centralizada foi a forma encontrada pelo ministério para levar adiante o programa de inclusão digital em convênio com prefeituras, orçado em R$ 85 milhões.
Isso porque cerca de 80% das prefeituras que se candidataram junto ao ministério para aderir ao projeto estavam inadimplentes e, portanto, impossibilitadas de receber repasses de recursos do governo federal.
Na licitação deverão ser adquiridos computadores (10 para cada telecentro), impressoras, televisores, aparelhos de DVD e projetores multimídia, que serão entregues às prefeituras. Os governos municipais deverão entrar no programa com a oferta de local para a instalação do telecentro, pessoal e manutenção dos equipamentos.
O ministério estuda a possibilidade de que o projeto dos telecentros seja complementar ao Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), outro programa de inclusão digital do ministério, que prevê a instalação de 8 mil pontos de acesso à internet em banda larga em todos os municípios brasileiros.
Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, dois terços das 1.100 prefeituras já cadastradas junto ao ministério para participar do projeto, não possuem ainda pontos do Gesac.
21/11/2006
10/11/2025
Consorcio Nascente do Pantanal abre licitação para manutenção de maquinas pesadas
O CIDESAT do Complexo Nascentes do Pantanal torna ...09/11/2025
Santa Cruz prevê duas licitações de obras para o início de 2026; confira detalhes
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul planeja colocar ...09/11/2025
Jorginho confirma licitação da barragem de Botuverá e anuncia R$ 23 milhões para prevenção de desa..
O governador Jorginho Mello (PL) confirmou, na sex...08/11/2025
Importante espaço cultural do Centro Histórico de Salvador será reformado
Um dos espaços culturais mais importantes do Centr...