Os ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, informaram, em reunião nesta quinta-feira (13), que a abertura do edital de licitação para o trecho da ferrovia Transnordestina em Pernambuco está prevista para o segundo semestre de 2025. “Nós esperamos no começo do segundo semestre publicar o edital de licitação, e com licitação bem-sucedida, começarmos as obras para reincluir o estado de Pernambuco na estratégia de desenvolvimento do Nordeste”, afirmou o ministro Renan Filho.
A obra é considerada crucial para o desenvolvimento do Nordeste e para a integração regional. A Transnordestina, com uma extensão total de 1.753 quilômetros, ligará o Porto de Pecém (CE) e o Porto de Suape (PE) ao Piauí. Atualmente, a ferrovia está em construção no Piauí e no Ceará, com mais de 2,5 mil operários trabalhando.
A Transnordestina é vista como fundamental para o escoamento da produção de grãos, a redução da pressão sobre as estradas da região e a diminuição das emissões de gases poluentes. “A Transnordestina em Pernambuco será uma obra fundamental para o desenvolvimento do estado”, reforçou o ministro Sílvio Costa Filho.
Durante o encontro, os ministros também discutiram outras obras importantes para Pernambuco, como a duplicação da BR-423, a conclusão da BR-104 e investimentos na BR-232.
13/03/2025
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...