O Ministério da Saúde anunciou ontem um pacote de 11 medidas para ampliar o controle e a transparência nos processos de licitações para compra de remédios. A medida ocorre duas semanas após a Polícia Federal ter deflagrado a Operação Vampiro.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, uma das medidas é a criação da Corregedoria do Ministério da Saúde além de uma comissão permanente de auditoria interna.
O governo também optou por redefinir de todos os fluxos internos para a aquisição de medicamentos e insumos. A assessoria do ministério da Saúde garantiu que as medidas não foram elaboradas "às pressas".
Desde que a Operação Vampiro veio à tona, 25 funcionários do ministério foram exonerados, dez deles de forma "preventiva". A maioria atuava na comissão de licitação da pasta. Eles receberiam comissões de lobistas e empresários do ramo de medicamentos. Dois deles haviam trabalhado com o ministro Humberto Costa na Prefeitura de Recife
03/06/2004
02/09/2026
Campinas abre licitação para contratar novo sistema de Zona Azul
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de C...02/09/2026
Palmeira abre Licitação para Construção de Complexo do Idoso
A Prefeitura de Palmeira abriu licitação para a co...02/09/2026
Prefeitura abre licitação para reconstrução de quadra coberta na Escola Cássio Leite
A Prefeitura de Corumbá abriu licitação para a con...02/09/2026
Prefeitura de Goiânia abre licitação para reconstrução de trecho crítico da Avenida T-63
A Prefeitura de Goiânia abriu licitação para a rec...