O Ministério dos Transportes autorizou ontem o início das obras em portos de sete municípios e um distrito no Pará e mais três devem ser licitados ainda neste ano.
O investimento total será de R$ 100 milhões e o trabalho deve estar concluído em um ano e meio. As ordens de serviços para os portos de Abaetetuba, Cametá,Juruti, Oriximiná, São Miguel do Guamá, Augusto Correa, Viseu e Mosqueiro (distrito de Belém) foram assinadas ontem pelo secretário executivo do Ministério dos Transportes, Anivaldo Vale.
Para os portos de Turucuí e Altamira, as licitações estão em fase final e o porto de Conceição do Araguaia está em fase de elaboração do projeto executivo. Ao assinar as ordens de serviço em Belém, Anivaldo afirmou que os recursos estão garantidos e sem riscos de contingenciamento já que os portos paraenses fazem parte das obras prioritárias do governo federal e incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
RETROPORTO
O engenheiro da Diretoria de Transportes Aquaviários explicou que as obras serão feitas no chamado retroporto (em terra e no porto propriamente dito). Serão construídos terminais de passageiros, guaritas, quiosques, trapiches de concreto e instaladas balsas flutuantes para ancoragem das embarcações.
“É um resgate da cidadania. As pessoas vão poder se locomover em condições muito mais seguras”, diz Vale, afirmando que as obras terão impacto sobre as finanças dos municípios uma vez que 5% do valor da obra fica nas cidades a título de Imposto sobre Serviços (ISS).
Com novos portos a população poderá ter mais facilidade para abastecimento, deslocamentos para escolas, entre outros. “Toda a população desses municípios será beneficiada diretamente pelas obras”, disse o secretário do ministério, que hoje acompanha o início oficial das obras em Mosqueiro.
26/08/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...