Minas e Energia pretende licitar 13 hidrelétricas em 2008


O Ministério de Minas e Energia (MME) pretende licitar 13 hidrelétricas no leilão de energia nova em 2008 para contratação da demanda do mercado em 2013. A informação é de José Carlos de Miranda, diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
“Esse é o cenário otimista para o próximo ano e, caso seja concretizada, a potência instalada total dos empreendimentos será de 1,515 mil MW. Outra hipótese, mais pessimista, é de que só tenhamos condições de ofertar no máximo dois projetos, com 130 MW de potência total", revelou o executivo durante a última reunião do ano do comitê de Energia da Amcham-Recife, realizada nesta última sexta-feira (09/11), no hotel Best Western Manibu.
Integram a lista de projetos as seguintes hidrelétricas: Baixo Iguaçu, com 350 MW de potência e localizada no Paraná; Barra do Pomba (80 MW, RJ); Cachoeira (96 MW, PI/MA); Cambuci (50 MW, RJ); Castelhano (96 MW, PI/MA); Mirador (80 MW, GO); Estreito (88 MW, PI/MA); Porto Galeano (139 MW, MS); Ribeiro Gonçalves (173 MW, PI/MA); Salto Grande (53,3 MW, PR); Telêmaco Borba (120 MW, PR); Uruçui (164 MW, PI/MA); e Água Azul (25,55 MW, BA).
Licença prévia-
Até o momento, nenhum desses empreendimentos possui licença prévia ambiental, pré-requisito para que as hidrelétricas sejam licitadas nos leilões de energia nova.
De acordo com Carlos de Miranda, o governo já vem trabalhando no sentido de viabilizar esses projetos. Uma das iniciativas que ela cita, por exemplo, é a conversa que o Ministério de Energia vem mantendo com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do governo do Rio de Janeiro para viabilizar as hidrelétricas Barra do Bomba e Cambuci.
"Essas usinas tiveram a licença revogada, mas estamos conversando com a secretaria e o empreendedor que desenvolveu os projetos já está tomando todas as medidas para obter o licenciamento", pontuou o executivo.


09/11/2007

Fonte: Câmara Americana de Comércio

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Pioneira na modalidade da Nova Lei de Licitações,Prefeitura publica Concorrências Eletrônicas..

Com base na implementação da Nova Lei de Licitaçõe...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita