Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), anunciou a abertura de edital de licitação para a contratação de serviços de aerolevantamento nas bacias do Guaíba e Litorânea, áreas diretamente impactadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Tais informações serão utilizadas na realização de estudos ambientais, modelagem hidrodinâmica, controle de riscos e atualização de mapas topográficos.
Para o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional da Segurança Hídrica do MIDR, Bruno Cravo, essa iniciativa destaca principalmente o compromisso do Governo Federal em auxiliar o Rio Grande do Sul na sua reconstrução e principalmente em ações estruturantes para que essas situações futuramente sejam mitigadas. “Esses estudos vão fornecer a base para ações estruturantes que o estado vai precisar desenvolver ao longo do tempo para convivência com esses fenômenos climáticos cada vez mais severos e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional entra com um braço operacional do Governo Federal para prestar esse apoio ao estado e ao povo gaúcho.”, destacou Cravo.
Entre os serviços licitados está a realização de um levantamento geoespacial de alta precisão, utilizando tecnologias de ponta, como aerofotogrametria e perfilamento laser. Este trabalho será fundamental para a elaboração de uma base cartográfica planialtimétrica robusta, abrangendo a porção leste e sul do estado. Os dados coletados irão resultar em produtos como Modelos Digitais de Superfície (MDS) e de Terreno (MDT), além de ortoimagens e outros insumos geoespaciais.
Após o levantamento, o material gerado servirá como base para um estudo de avaliação estratégica integrada. Este estudo incluirá a análise socioeconômica e o planejamento de intervenções sustentáveis, tanto estruturais quanto não estruturais, visando a prevenção e mitigação dos efeitos das cheias na Região Hidrográfica do Lago Guaíba e na Lagoa dos Patos. A base cartográfica será disponibilizada para órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, permitindo sua utilização no planejamento urbano e em ações voltadas à gestão e mitigação de desastres.
Os interessados podem acessar o edital completo e seus anexos no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
13/02/2025
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...