Brasília - Uma boa notícia para as pequenas empresas que atualmente participam com apenas 13% do processo de compras governamentais. O governo federal vai ampliar as compras por meio eletrônico e até propor alterações na lei 8.666, que trata das licitações públicas. A informação é do secretário de Logística e Tecnologia do ministério do Planejamento, Rogério Santanna dos Santos, que participou hoje do III Telecom - Fórum de Telecomunicações para o Sistema Financeiro, promovido pela Associação Brasileira de Bancos Estaduais e Regionais (Asbace).
Ele disse que o apoio às micro e pequenas empresas - para que aumentem as vendas para o governo - se deve à possibilidade de se repetir situações vividas em blocos econômicos como o Nafta. Ao ressaltar que não pode haver risco de entregar nossos mercados de compras governamentais às empresas de outros países nas negociações dos blocos econômicos, como o Mercosul e Alca, por exemplo, Rogério Santanna Santos lembrou que as empresas norte-americanas foram privilegiadas no sistema de compras governamentais do Canadá e do México.
O secretário do ministério do Planejamento informou ainda que pela primeira vez o governo incluiu no Plano Plurianual de Investimentos recursos para o projeto de inclusão digital. De acordo com Rogério Santanna, o governo vai construir telecentros, para acesso à internet, em 6 mil localidades. “Será, pelo menos, um telecentro em cada município do país”, frisou, ressaltando que para isso o governo contará com o apoio da iniciativa privada e de Organizações não Governamentais (ONGs).
O III Telecom, que foi aberto ontem e terminou hoje a tarde, contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do sistema financeiro e de empresas de telecomunicações.
27/10/2003
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...