México e América Central licitam refinaria no fim de agosto


CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México e países da América Central planejam abrir uma licitação em 31 de agosto para construir uma refinaria de petróleo na região do Panamá, Honduras ou Guatemala, disse neste sexta-feira o ministro mexicano de Energia.
Investidores interessados no projeto, entre eles a Petrobras, reuniram-se esta semana em Houston para analisar a iniciativa, que integra um extenso plano energético regional, que inclui ainda uma rede elétrica conjunta e um duto para gás natural liquefeito.
A refinaria a ser construída processaria óleo pesado Maya, fornecido pela petrolífera estatal mexicana Pemex, e proveria gasolina à América Central, reduzindo os custos dos combustíveis na região, onde grande parte da população vive na pobreza.
O custo estimado da refinaria é de 7 bilhões de dólares e o início das operações está previsto para 2011, processando 350.000 barris de petróleo por dia.
A refinaria será a maior da região, que já conta com outras menores, que processam principalmente petróleo sul-americano mais leve.
Entre as empresas que participaram da reunião estavam também a Occidental Petroleum, Glencore Itochu Corp, Mitsubishi, Marubeni, Royal Dutch Shell, British Petroleum, Chevron e Valero Energy .
Guatemala, Panamá e Honduras estão competindo para receber a refinaria. Um porta-voz do Ministério de Energia disse que era possível que a licitação progredisse antes que os investidores decidam onde construir a unidade.
O Panamá pressionando para obter a refinaria, argumentando com sua localização estratégica, acesso a rotas marítimas, estabilidade política e bom ambiente de negócios.
O Ministério do Comércio panamenho também destacou em Houston que o país raramente sofre furacões e terremotos, que a cada ano assolam a região.


14/07/2006

Fonte: Yahoo Notícias

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita