A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) selecionou cinco consórcio para a instalação de 88 portas de plataforma em 36 estações do sistema metroviário, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Os equipamentos são considerados essenciais no quesito segurança, já que evitam que os passageiros e objetos caiam nos trilhos. A estimativa é que os dispositivos estejam integralmente instalados até 2021.
Nesta etapa da licitação, foram classificados as propostas comerciais, a maioria de empresas brasileiras e asiáticas unidas nos consórcios.
No dia 9 de janeiro de 2019, prossegue a concorrência, quando serão escolhidas as três melhores destas propostas, com a análise dos documentos exigidos para habilitação.
As propostas comercias dos seguintes consórcios foram classificadas da seguinte forma:
1º Consórcio PSD-SP: MPE Engenharia e Serviços S.A. , Zhuzhou CRRC Times Eletric Co. Ltda
2º Consórcio Kobra: Husk Eletrometalúrgica Ltda, MG Engenharia e Construção Ltda, Samjung Tech, Woori Technology Inc
3º Consórcio Telar/Serveng/Dongwoo: Telar Engenharia e Comércio S.A., Serveng-Civilsan S.A. Empresas Associadas de Engenharia, Dongowoo Outdoor Co. Ltd.
4º Consórcio SNEF China Rail EBB: SNEF Serviços e Montagens Ltda, China Railway Electrification Engineering Grop Co. Ltda.
5º Consórcio Gilgen – Zumm: Gilgen Door Systems AG, Zumm Comércio e Representações Ltda.
O Metrô espera iniciar a execução dos serviços ainda no primeiro trimestre de 2019 e os consórcios contratados terão um prazo de 56 meses para a conclusão dos trabalhos.
As estações que devem receber os equipamentos são:
Linha 1-Azul
– Parada Inglesa
– Jardim São Paulo
– Santana
– Carandiru
– Portuguesa-Tietê
– Armênia
– Tiradentes
– Luz
– São Bento
– Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha)
– Liberdade
– São Joaquim
– Vergueiro
– Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde)
– Ana Rosa (linha 1-Azul)
– Vila Mariana
– Santa Cruz
– Praça da Árvore
– Saúde
– São Judas
– Conceição
Linha 2-Verde
– Consolação
Linha 3-Vermelha
– Marechal Deodoro
– Santa Cecília
– República
– Anhangabaú
– Pedro II
– Brás
– Bresser-Mooca
– Belém
– Tatuapé
– Carrão
– Penha
– Guilhermina-Esperança
– Patriarca
– Artur Alvim
24/12/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...