No dia 19 de agosto o Metrô publicou uma licitação que irá aprofundar estudos da Linha 19-Celeste. O novo ramal contará com 15 estações entre São Paulo e Guarulhos, entre elas a Vila Maria, Jardim Japão, Jardim Brasil e Jardim Julieta. As obras devem começar em 2021 e acabar por volta de 2025, com o custo de R$ 15 bilhões.
O objetivo da licitação é realizar contratações para investigações geotécnicas (reconhecimento dos terrenos por onde deve passar a nova linha), as propostas deverão ser entregues até o 13 de setembro. Com essa etapa finalizada, as próximas serão a elaboração dos projetos básico e executivo.
Neste mês o Metrô já havia aberto outras duas concorrências para estudos de implantação da linha, uma para levantamento topográfico e outra para mapeamento e cadastramento de redes de utilidade pública ao longo da linha. A entrega das duas propostas está prevista para o dia 27 de agosto.
Baldeações
A Linha 19 deve realizar conexões com a linha 3-Vermelha do Metrô em Anhagabaú, 1-Azul em São Bento, 11-Coral da CPTM (Numa possível estação do Pari) e, futuramente, com a linha 2-Verde, isso quando esta estiver já conectada a estação Dutra. A demanda prevista é de 525 mil passageiros por dia.
Linha 19-Celeste
A nova linha ligará o centro da cidade com Guarulhos. Ela contará com 15 estações, sendo elas o Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.
23/08/2019
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...16/10/2026
Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...16/10/2026
Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado
O edital de licitação para a construção de uma nov...