Metrô lança primeira licitação da Linha 20-Rosa


A Linha 20-Rosa do Metrô teve sua primeira licitação lançada pelo governo do estado neste sábado, 6. Trata-se de um edital que prevê a realização do anteprojeto de engenharia, o projeto funcional e o estudo de impacto ambiental do ramal subterrâneo que originalmente ligaria a Lapa à Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

É com esses projetos que o Metrô poderá definir com mais precisão o perfil da Linha 20, seja de localização de estações e traçado, seja do método construtivo e áreas a serem desapropriadas. A previsão é que as propostas sejam abertas em 21 de julho em sessão pública a ser realizada na sede da companhia, no centro de São Paulo.

Embora exista nos planos do Metrô há bastante tempo, a Linha 20 só teve algum destaque durante parte do governo Alckmin, quando foi incluída entre os projetos de PPP do estado. Porém, seu alto custo de implantação impediu que o projeto avançasse. A gestão Doria resgatou o ramal quando o utilizou como um dos motivos alegados para cancelar a Linha 18-Bronze, uma PPP assinada em 2014, mas que não saiu do papel porque o governo não conseguiu recursos para as desapropriações.

Desde então, ela tem sido usada como argumento eleitoral pelos prefeitos do ABC como se fosse algo palpável, o que, agora que a licitação foi publicada, fica bem claro que não é. Nada disso, no entanto, significa que a Linha 20 é um desperdício de tempo, pelo contrário. O ramal de traçado perimetral, ou seja, não segue no sentido central da região metropolitana, tem um potencial enorme de retirar veículos poluentes das ruas, reduzir tempos de deslocamentos e redistribuir de forma mais efetiva a mobilidade da Grande São Paulo.


06/06/2020

Fonte: Metro CPTM

 

Curso Licitações

06/07/2020

TJ-BA abre licitação para serviço de copeiragem para atender desembargadores

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu uma licitação n...

06/07/2020

Justiça obriga Prefeitura de Blumenau a fazer licitação para concessão de serviços funerários

A Quinta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de...

06/07/2020

Pela 2ª vez, licitação de R$ 1,2 milhão para análise de exames não atrai empresas

Nenhum laboratório se interessou em concorrência da Sesau (S...

05/07/2020

ANTT poderá adiantar licitação de concessão da BR-040 para o início de 2020

RIO E BRASÍLIA – A Agência Nacional de Transportes Terrestre...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita