A Companhia do Metrô de São Paulo lançou uma nova licitação para a linha 22-Marrom, que ligará Cotia a São Paulo.
Como noticiou o Diário do Transporte, em 02 de setembro de 2022 uma primeira licitação foi anunciada, destinada não somente para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia, como para estudo de impacto ambiental da futura linha metroviária. A sessão pública será realizada nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022.
Na nova licitação, conforme aviso publicado no Diário Oficial desta quinta (17), o objetivo é contratar empresa que execute investigações geotécnicas e sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas, dados necessários para subsidiar o anteprojeto da obra.
Serviços de utilidade pública como água, luz e telefone, além de redes de drenagem (bacias hidrográficas), podem ser obstáculos para um projeto de infraestrutura como uma nova linha metroviária, daí a necessidade desta contratação para possibilitar a realização do anteprojeto.
O Edital estará disponível somente a partir desta sexta-feira (18). Já a sessão pública para recebimento das propostas está marcada para 15 de dezembro.
A futura Linha 22-Marrom já foi aventada para ser realizada como um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), após ter sido considerada a opção de monotrilho.
A linha, que anteriormente era chamada de “bordô”, deve ligar Cotia à avenida Rebouças, na capital paulista.
Em 2020, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, disse em entrevista que a Linha 22 seria objeto de replanejamento futuro. A ideia era iniciar o trecho da estação Pinheiros, ligando as linhas 4-Amarela e 9-Esmeralda, podendo chegar futuramente até Vargem Grande Paulista.
Numa primeira projeção, em publicação em redes sociais, Silvani Pereira escreveu que a nova Linha 22-Marrom do Metrô ligará o município de Cotia, passando pelo bairro Granja Viana, em Osasco com 2 estações e chegando até São Paulo, tendo integrações com as linhas 4-Amarela em Faria Lima, 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, 20-Rosa em Teodoro Sampaio e finalmente com a 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré.
No relatório de 2021 do Metrô de São Paulo consta o seguinte trecho:
“Em consonância com as diretrizes de expansão da rede metroviária, neste ano, foram elaborados os termos de referência para a contratação do anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA da Linha 16-Violeta, assim como para a contratação do anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA da Linha 22-Marrom”.
17/11/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...