Metrô lança licitação para compra dos trens de monotrilho da Linha 17


Parte mais delicada da Linha 17-Ouro, o fornecimento dos trens do monotrilho terá uma nova licitação publicada na próxima segunda-feira (15) pelo Metrô de São Paulo. O edital havia sido prometido para junho pela gestão Doria, mas atrasou, acumulando ainda mais tempo em uma linha que teve início de sua construção há nada menos que sete anos.

A licitação incluirá não apenas os trens em si (14 unidades), mas também vários sistemas como o de energia, portas de plataforma, sinalização CBTC, aparelhos de mudanças de vias (track-switches) e manutenção do ramal. A sessão de recebimento das propostas ocorrerá no dia 15 de setembro, ou daqui a dois meses, jogando a possível assinatura do contrato para a virada do ano, caso não ocorra nenhuma suspensão.

Os detalhes do edital só serão conhecidos no início da semana que vem, quando o Metrô disponibilizará os documetos aos interessados. Mas é possível antecipar que a licitação terá um componente raro no setor, o fornecimento de um trem de monotrilho cujo projeto terá de se adaptar ao fracassado padrão da Scomi, fabricante malaia que fazia parte do consórcio Monotrilho Integração, originalmente responsável pelos principais contratos da Linha 17-Ouro.

Como se sabe, o consórcio, que reúne as construtoras Andrade Gutierrez e CR Almeida, além da Scomi, teve o contrato rescindido no início do ano após anos de lentidão e disputas judiciais por aditivos nos preços. A parte civil não concluída pelo CMI será objeto de uma nova licitação separada.

A fabricante malaia, por sua vez, prometeu muito inclusive assumir projetos que não eram seus, mas na prática não concluiu nenhum trem. Há poucos meses, a divisão ferroviária da Scomi recebeu uma intervenção do governo e é considerada uma empresa moribunda.

Os fabricantes que decidirem participar da licitação precisarão redesenhar seus trens de forma que eles possam se adequar ao perfil da viga-trilho da Scomi assim como as posições dos trilhos de energia e outros sistemas. Isso porque cada empresa que desenha o seu monotrilho utiliza padrões próprios, ao contrário das composições convencionais que rodam sobre trilhos em que existem alguns padrões de bitola como a de 1.600 mm, usadas nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô, e a de 1,435 mm, padrão mundial e encontrada nas linhas 4 e 5.


12/07/2019

Fonte: MetroCPTM

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Ibaneis anuncia licitação para construção de sete Upas

Na manhã desta sexta-feira (26/4), o governador do...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita