O Metrô de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 22, o edital de projeto básico de engenharia e arquietura da Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina, na região da Lapa, a Santo André, no ABC Paulista.
A licitação tem a sessão de entrega de proposta marcada para 7 de março de 2024. Os trabalhos estão divididos em dois lotes, o primeiro entre Santa Marina e a futura estação Abraão de Morais, na Zona Sul, da capital, e o segundo entre este local e a Santo André.
As interessadas deverão entregar as propostas técnica e comercial separadas mas na mesma data. O prazo para execução dos serviços é de 20 meses.
Megaprojeto
A Linha 20-Rosa é atualmente o maior projeto metroviário do país, com 33 km de extensão e 24 previstas. A demanda esperada para todo o trajeto é de 1,29 milhão de passageiros por dia.
O ramal deverá contar com 50 trens de seis carros com passagem livre, sistema CBTC de sinalização e nível de automação GoA4, o mais elevado e que permite que os trens operem sem condutor.
Embora esteja nos planos do Metrô há vários anos, o projeto da Linha 20 começou a andar de fato na gestão Doria/Garcia, logo após o cancelamento da Linha 18-Bronze, substituída precariamente por um corredor de ônibus bancado pela empresa Metra como moeda de troca para permanecer à frente das concessões de ônibus no ABC Paulista.
Desde então, ocorreram estudos de viabilidade financeira, ambiental e o projeto funcional, que delineou as mudanças no trajeto, que deixou de percorrer todo o eixo da Avenida Faria Lima e também foi estendido até a estação Santo André, entre outras mudanças.
Com o projeto básico, o governo poderá decidir como licitar as obras: se geridas pelo Metrô, hipótese menos provável, ou se por meio de uma concessão ou parceria público-privada.
A implantação da Linha 20-Rosa esbarra no alto custo do projeto, por isso dividido em duas fases, com o trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais como prioritário, a despeito das promessas do atual governo de levar o Metrô até o ABC.
O lote 1, de fato, tem enorme potencial integrador ao ligar a Linha 20 a nove outros ramais metroferroviários, considerando aí linhas em projeto.
22/12/2023
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...