Metrô de Porto Alegre terá apoio técnico do BNDES


Nesta quarta-feira,30, Porto Alegre deu mais um passo no processo de construção do metrô. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, estiveram reunidos com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, durante visita ao complexo da Tecnopuc. Eles acertaram uma parceria para que a equipe técnica do banco acompanhe o projeto do metrô desde o início.

Na próxima semana, uma equipe de técnicos do BNDES deve vir a Porto Alegre para se reunir com representantes da prefeitura e do governo do Estado. “Queremos que nosso projeto tenha a melhor base técnica possível, o que vai resultar em uma maior qualidade da obra. Nada melhor do que contar com o apoio de uma instituição como o BNDES”, explicou Fortunati, após o encontro.

A Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção do metrô foi lançada no último dia 15 de outubro, pelo prefeito e o governador Tarso Genro. A proposta foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) no dia 18 de outubro. Desde então, empresas interessadas em participar do processo têm 30 dias para se credenciar na fase de pré-qualificação, que apontará as participantes com condições técnicas de atuar.

Também foi acertada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para realizar o acompanhamento do processo até o lançamento do edital de licitação. A intenção é que, até o final do ano, prefeitura e governo do Estado encaminhem aos seus legislativos Proposta de Lei para a aprovação e constituição da SPE.


30/10/2013

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Avisos Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita