A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) deu o primeiro passo oficial para o desenvolvimento da futura Linha 21-Vinho. Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 20 de maio, o aviso de licitação para a contratação dos serviços técnicos especializados que darão origem ao anteprojeto de engenharia e ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do novo ramal. O novo ramal deve ligar Diadema, no ABCD Paulista, até o Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo.
O certame, registrado sob o nº 10023315 (com identificação no sistema federal Compras.gov nº 90151/2026), envolve o mapeamento detalhado nas áreas de engenharia, arquitetura e geologia. Esta fase é considerada fundamental para definir as diretrizes do traçado, a localização preliminar das estações e a viabilidade ambiental do projeto antes do início das obras.
De acordo com o cronograma divulgado, o edital completo com todas as especificações técnicas estará disponível para consulta pública a partir da próxima segunda-feira, 25 de maio. O documento poderá ser acessado nos portais oficiais do Metrô de São Paulo, do Diário Oficial do Estado e no sistema Compras.gov.
A disputa entre as empresas interessadas ocorrerá em formato eletrônico. A sessão pública de processamento da licitação está agendada para o dia 4 de agosto de 2026, às 10h, na plataforma Compras.gov.
20/05/2026
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...02/10/2026
São Paulo: Metrô abre licitação para adequar corrimãos das escadas da estação Brás
Os corrimãos das escadas fixas da estação Brás, na...02/10/2026
Oito meses após anúncio, licitação para quadra coberta em Barranceira é aberta
Oito meses após o anúncio de que abriria licitação...