Mercosul fez oferta inédita para UE


Buenos Aires - O Mercosul fez uma oferta inédita em matéria de comércio de serviços e investimentos e aspira uma contrapartida similar da União Européia (UE), na negociação birregional de um acordo comercial, disseram ontem fontes oficiais argentinas. As negociações estão travadas e um lado diz esperar melhores ofertas do outro. Em compras governamentais, o Mercosul ofereceu uma preferência de 3 % às empresas européias que se apresentem nas licitações do Brasil, a maior economia do Mercosul.
O Brasil aceitou liberalizar as condições para a instalação de bancos europeus e o bloco sul-americano abriu a possibilidade que as empresas de telecomunicações possam prestar serviços sem montar uma maior infra-estrutura.
As fontes destacaram que estas ofertas são as primeiras e mais amplas que faz o Mercosul nas múltiplas negociações que atua, entre elas as da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Asseguraram também que a oferta supera os avanços que o próprio Mercosul fez para a abertura do setor dos serviços entre seus quatro sócios.
No julgamento do Mercosul, as cotas de acesso para produtos agropecuários, alimentos e manufaturas industriais que a UE ofereceu é insuficiente. Por exemplo, a associação de empresas frigoríficas do Mercosul rejeitou a oferta européia para o acesso de carnes, por considerar que só supõe eliminar tarifas que atualmente pagam uma parte da quota de 160 mil toneladas vigentes. Os exportadores querem uma cota de 440 mil toneladas.
Além disso, as fontes disseram que estão bloqueadas as negociações para uma reciprocidade na abertura do comércio de alimentos e manufaturas industriais, depois de o Mercosul aceitar aumentar de 87% a 90 % a quantidade de produtos incluídos no acordo comercial.
Segundo as fontes, na segunda quinzena de setembro estará pronto o acordo de livre comércio com a CAN (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela). Afirmaram que só falta o Paraguai chegar a um acordo com a Venezuela para o comércio de óleo de soja.


01/09/2004

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

07/05/2024

EGR prepara licitação para reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130,com previsão..

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está preparando...

07/05/2024

Hortolândia autoriza licitação para parque no Jd. Amanda

A Prefeitura de Hortolândia anunciou a autorização...

07/05/2024

Paranaguá (PR) abre licitação de R$ 43 milhões para contratar empresa de ônibus para o Tarifa Zero

Paranaguá, cidade do litoral do Paraná com 145 mil...

07/05/2024

DNIT confirma desvio e garante licitação para duplicação da BR-304 até fim do ano

Em reunião no Ministério dos Transportes, a Govern...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita