Está eliminado o principal empecilho que mantinha as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na garagem há nove meses em Pelotas. A corretora lourenciana Mercoseg venceu as duas licitações e responderá pelo seguro, tanto dos três veículos convencionais, quanto do carro mais bem equipado, com aparelhos sofisticados. A contratação da equipe (já treinada) que irá atuar na estrutura pré-hospitalar depende de parecer do Conselho Municipal de Saúde, que autorizaria a prefeitura a firmar convênio, possivelmente com o Hospital-Universitário São Francisco de Paula ou com a Santa Casa.
A secretária de Saúde Renata Carriconde aposta que o prazo de 30 dias seria o suficiente para concluir trâmites burocráticos, que permitiriam colocar o Samu nas ruas. O procurador geral do Município, Saad Amin Salim, deve concluir hoje exame formal sobre a documentação da concorrência pública, para que o prefeito possa homologá-la o mais rápido possível. Nas outras duas oportunidades que ocorreram licitações, na administração anterior, não apareceram interessados.
Assim que homologado o nome da Mercoseg, a correria será no sentido de elaborar o contrato com a empresa, para que o Samu chegue à comunidade. As ambulâncias, que serão acionadas gratuitamente pelo telefone 192, tendem a melhorar o atendimento pré-hospitalar nos casos de urgência e emergência, de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.
20/05/2005
17/02/2026
DER-MG abre licitação de R$ 64 milhões para inspeção e reforço de pontes, viadutos e passarelas
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Ger...16/02/2026
Prefeitura lança licitação de R$ 449,5 milhões para as obras do Contorno Sul
A Prefeitura de Maringá lançou o edital de concorr...16/02/2026
Prefeitura abre licitação para contratar quase mil terceirizados para a Educação
A Prefeitura de Rio Preto abriu uma licitação para...16/02/2026
Licitação para asfalto no Lago Azul será em 26 de março
Foi publicada em Diário Oficial a data da licitaçã...