A Prefeitura de Taubaté apresentou aos permissionários o projeto de revitalização e ampliação do Mercado Municipal, durante uma reunião ocorrida na ultima quinta-feira, dia 27 de março. Durante o encontro os 81 comerciantes presentes puderam entender o projeto e sugerir adequações. A equipe da Secretaria de Planejamento pretende atender grupos conforme tipo de produto comercializado para adequar as mudanças às necessidades dos permissionários.
O Mercado foi fundado em 1860 e o prédio, que foi construído em 1915, já passou por diversas reformas. Atualmente é composto por área interna de 3.819,65 m² e área externa de 4.725,78m² divididos em boxes e bancas de comércios como: açougues, peixarias e avícolas, pastelarias, tabacarias, laticínios, doces, massas artesanais, roupas, sapatos, doces, ervas e condimentos e miudezas.
O Projeto
Desenvolvida pela equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento, a proposta tem como base atender a necessidades e demandas de comerciantes e frequentadores do Mercado. O objetivo é oferecer melhor qualidade dos espaços e serviços oferecidos, recuperação do patrimônio arquitetônico, criação de novos espaços voltados a atividades de lazer, cultura e gastronomia, e a adoção de tecnologias e técnicas sustentáveis.
Com previsão de abertura de licitação para o 2º semestre e orçamento no valor de R$ 3 milhões, a obra de revitalização, quando iniciada, está prevista para finalizar em um ano. Porém acontecerá de forma modulada para minimizar o tempo de interrupção das vendas dos feirantes. O projeto engloba a reforma e ampliação do edifício do Mercado, área de bancas externas, calçadas e a cobertura na área externa, totalizando 10.176m².
O prédio terá 5.264m² de área construída e as melhorias incluem: recuperação das fachadas históricas; padronização dos boxes; reforma de toda infraestrutura hidráulica e elétrica; nova pavimentação; a criação de mais uma entrada de acesso ao edifício; a criação do segundo pavimento acessível por escadas e elevador.
O piso térreo terá 3881m² de área destinada para boxes e contará com: vestiário, área de armazenamento e coleta de lixo, espaço para bebedouro e telefones públicos, área de carga e descarga de mercadorias e bicicletário. Tudo distribuído ao longo de amplos corredores com iluminação natural.
O segundo piso, com uma área de 1383m², tem como referência o Mercado Municipal de São Paulo com boxes voltados para gastronomia, área para apresentações culturais e um espaço externo com sacada, deck de madeira e jardim. Este piso superior também terá sala de administração, copa e depósito.
A área externa, com 4113m², será destinada as bancas que seguirão um padrão arquitetônico privilegiando a circulação dos frequentadores do Mercado, com disposição das mercadorias de maneira que facilite higienização do local.
As bancas terão uma base construída em alvenaria e toldo sobre uma estrutura metálica, espaço seguro para armazenamento de mercadorias e instalações elétricas. A área externa também receberá nova cobertura com uma configuração que promova a circulação de ar, conforto térmico e a iluminação de todo espaço.
31/03/2014
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...