MEC será mais criterioso com verba de creche


O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, garantiu que o governo federal manterá a educação infantil como prioridade, mesmo com crise econômica, mas indicou que a pasta será criteriosa para repassar recursos para cidades que garantam capacidade de manter o funcionamento das unidades. O ministro falou ao jornal O Estado de S. Paulo por telefone da Coreia do Sul, onde participa do Fórum Mundial de Educação.

"Estamos atuando muito na direção de ter certeza de que, quando uma creche for construída, haja recursos para manter seu funcionamento e pessoal capacitado para estar com as crianças", disse. "Uma das coisas ruins no Brasil é: 'Vamos fazer e depois ver como fica'. Temos de ter certeza quando liberamos dinheiro para uma creche ou quando damos um ônibus para o transporte escolar de que realmente isso será usado."

Municípios se queixam de entraves para obter os recursos neste ano.

Como a reportagem informou ontem, o MEC mudou as regras de convênios, permitindo que as Prefeituras toquem a licitação diretamente - e não mais de modo centralizado em Brasília. Segundo Janine, a mudança permitiu destravar a construção de 3 mil creches.

Na Coreia, o ministro brasileiro foi um dos poucos a se pronunciar na plenária de abertura. Ele ressaltou o avanço do País no combate à pobreza e à miséria, assim como no acesso à educação. "Temos muita coisa a crescer em qualidade, mas o elogio (da Unesco e do Banco Mundial) se deve sobretudo às melhoras em todos os indicadores", disse. Ele colocou o ministério à disposição de outros países que queiram compartilhar da experiência brasileira.

Para Ribeiro, o debate sobre financiamento da educação e uso de tecnologias como forma de democratizar o conhecimento teve destaque no encontro. Sobre a Coreia do Sul, sempre apontada como um exemplo de salto econômico por meio da educação, o ministro ressaltou que a valorização do docente faz a diferença. "O principal fator de êxito parece estar na valorização do professor. Aqui o professor é muito valorizado, do ponto de vista econômico e de prestígio social."


22/05/2015

Fonte: Jornal do Comércio

 

Avisos Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita