Mauro confirma túnel em Chapada dos Guimarães; licitação sai nos próximos dias e MPF acompanha obras


O governador Mauro Mendes (União) confirmou que o projeto para a construção de um túnel na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, segue sem alterações e que a licitação da obra deve ocorrer nos próximos dias.

A resposta vem após declarações contraditórias do secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, sobre a viabilidade do projeto.

O túnel, anunciado pelo governo no fim de junho, tem como objetivo solucionar problemas causados por deslizamentos na MT-251, além de reduzir impactos ambientais e operacionais na região. Durante reunião com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, a solução técnica foi apresentada ao governador e aprovada por ele.

“Está terminando o projeto básico, não mudou nada”, disse Mauro ao Olhar Direto.

O governador explicou que a alternativa do túnel é mais cara que a intervenção atualmente em curso, mas mais econômica do que outras soluções anteriormente estudadas. Segundo ele, os custos ainda são estimativas preliminares.

MPF
O Ministério Público Federal (MPF) acompanha de perto as intervenções na MT-251. A medida visa assegurar que todas as obras atendam às condicionantes impostas pela Autorização de Licenciamento Ambiental 02/2018, garantindo proteção ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O procedimento administrativo foi instaurado pelo procurador da República Frederico Siqueira Ferreira, com o objetivo de monitorar as ações da Secretaria de Infraestrutura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com o projeto básico em fase de conclusão, a expectativa é que a licitação do túnel seja aberta nos próximos dias, garantindo início das obras assim que forem cumpridas todas as exigências legais e ambientais.


15/08/2025

Fonte: Olhar Direto

 

Curso Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita