O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse nesta terça-feira (04/02) que o processo licitatório para a renovação do transporte público deve ser publicado até o final deste mês. No dia 12 de fevereiro, às 10h, o Legislativo promoverá audiência pública e, em seguida, o governo anunciará o certame. “A audiência pública é o primeiro passo. Depois de 15 dias vamos lançar uma licitação. Teremos mais números de linhas na cidade, buscaremos modernidade e conforto”, disse o prefeito, após pronunciar mensagem aos vereadores na Câmara, durante retorno dos trabalhos legislativos.
De acordo com o prefeito, a concorrência colocará um ponto final no imbróglio jurídico que envolve as duas concessionárias (Cidade de Mauá e Leblon) afastadas do sistema pelo governo, por conta de supostas irregularidades na arrecadação com a bilhetagem eletrônica. “Acredito que esse processo demorou, porque temos um imbróglio judicial que foi vencido por etapas. Agora temos segurança para fazermos uma licitação, para que as empresas (vencedoras) possam trazer os investimentos para a cidade."
Ainda de acordo com Donisete, os funcionários da Leblon e Cidade de Mauá terão prioridade para recontratações. Isso porque há legislação municipal que assegura esses direitos, além de um acordo celebrado entre a Prefeitura e o Sindicato dos Rodoviários do ABC. “Nossa frota terá cobradores para agregarmos mais funcionários”, disse.
Fim das férias - No retorno dos trabalhos legislativos, os vereadores aprovaram a instalação de uma comissão especial para acompanhar o processo de renovação do transporte. A vereadora Sandra Regina (PMDB) apresentou uma proposta que pretende induzir os novos gestores do transporte de Mauá a emplacarem os ônibus da nova frota na cidade, para assegurar mais receitas municipais. “Achei importante o prefeito dizer que os vereadores precisam ajudar o município a melhorar a arrecadação de receitas”, disse a parlamentar.
Doniste disse que a relação do Executivo com o Legislativo se dá em torno de um “pacto pela cidade”. Apesar de haver tensão e embates em determinados momentos. “Não tivemos nenhum projeto rejeitado (em 2013). Tivemos vetos (derrubados), o que é normal. Fico muito tranquilo, porque não teve cooptação, o vereador fiscaliza, cobra o prefeito”, destacou.
04/02/2014
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...