Ao informatizar todo o procedimento do processo de licitação em um sistema on-line, o governo de Mato Grosso inova mais uma vez quando se trata de compras públicas. O novo portal de aquisições foi apresentado nesta quinta-feira (09/03), em São Paulo, pelo secretário de Administração Geraldo de Vitto Jr, para uma platéia de técnicos de todos os estados.
A apresentação foi feita durante o seminário "Avanços e Perspectivas da Gestão Pública nos Estados", que está sendo realizado em São Paulo, de 8 a 10 de março. O evento é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Administração (Consad) e acontece em paralelo com a reunião bimestral dos secretários.
O portal de aquisições reúne todos os sistemas e informações utilizadas no procedimento de compras feitas pelo Governo do Estado. Nele será feito todo o processo de compra: do pedido do órgão à ata da sessão de pregão.
Também poderão ser acessados o banco de especificação de produtos, a pesquisa de preços, as compras diretas, as dispensas de licitação, os editais e também os relatórios gerenciais. O link para o portal de aquisições está no site da Secretaria de Administração (www.sad.mt.gov.br) e tem dois níveis de acesso, um para o servidor que trabalha diretamente com as aquisições governamentais e outro para o cidadão internauta.
“É também uma questão de transparência”, enfatizou De Vitto, durante a apresentação. “Os internautas têm à disposição informações sobre o que o Governo do Estado comprou, de que forma comprou, quanto pagou e qual foi a empresa fornecedora.”
O portal que integra todo o sistema informatizado foi customizado e está sendo gerenciado pela Superintendência de Aquisições Governamentais da Secretaria de Estado de Administração.
O superintendente Ronaldo Ibarra Papa, que também participa do evento em São Paulo, analisa que Mato Grosso está entre os Estados mais avançados na modernização do procedimento licitatório. “Com este novo sistema, o governo poderá comprar melhor, mais rápido e acompanhar mais efetivamente as aquisições”, disse Ibarra. Esse sistema também está sendo utilizado pelos governos da Paraíba e de Mato Grosso do Sul.
Para utilizar o novo sistema, cem servidores que trabalham diretamente com o processo de licitação estão em treinamento até o dia 27 de março. Segundo Ibarra, eles funcionarão como multiplicadores nos órgãos e entidades.
O secretário Geraldo de Vitto ressaltou que o próximo passo para modernização das compras públicas é a intensificação das compras feitas por meio da modalidade de licitação chamada registro de preços. “O desafio é, além de comprar bem, gerenciar melhor o patrimônio estadual”, disse De Vitto.
11/03/2006
11/09/2024
Prefeitura de Maringá lança nova licitação para tentar recuperar nível do lago do Parque do Ingá
Para tentar restabelecer o nível da água do lago d...11/09/2024
Tribunal de Contas do Acre publica aviso de licitação; confira na íntegra
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) pu...11/09/2024
Aliel celebra abertura de licitação de nova torre do HU-UEPG
O candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Ma...10/09/2024
Senado aprova regras excepcionais para licitações após desastres climáticos
O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto ...