Material de defesa terá mudança em licitação


Para o setor, as discussões da política industrial são mais centradas na inovação.
"O setor foi escolhido para ser um dos pilares do desenvolvimento do País e não pode mais ficar na linha artesanal", disse o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão. As empresas serão estimuladas a adotar procedimentos que aumentem a produtividade e reduzam o desperdício. Simão quer o BNDES financie a compra de equipamentos com essa finalidade.
No caso da indústria de material de defesa o principal instrumento serão as compras governamentais. Para o setor, o coração da política industrial é a mudança na Lei de Licitações, segundo a qual o governo deve comprar sempre do fornecedor com o menor preço. A idéia é que essa regra não seja aplicada nas compras de material estratégico de defesa com alto conteúdo tecnológico.
"É uma mudança sutil, em oito artigos, apenas para esse aspecto", disse o diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jairo Cândido. A mudança permitirá ao Ministério da Defesa privilegiar o produto nacional, ainda que o preço seja maior que o do importado. Mas o fornecedor terá de assumir o compromisso de avançar no aprimoramento tecnológico.
Um exemplo é um cargueiro militar que vem sendo desenvolvido pela Embraer. Há intenção do governo de comprar algumas unidades, para viabilizar a produção e fazer marketing. A Embraer detectou que vários países pretendem renovar sua frota. Porém, será difícil vender a eles um avião se as Forças Armadas do próprio País não o comprarem.


24/03/2008

Fonte: Agência Estado

 

Curso Licitações

27/05/2024

Célio da Usina anuncia licitação de R$ 819 mil para obras Municipais

O prefeito de Vieirópols, José Célio Aristóteles, ...

27/05/2024

Prefeitura deve gastar até R$ 12,2 milhões para asfaltar dois bairros em Campo Grande

A Prefeitura publicou o aviso de continuidade da <...

27/05/2024

Nova licitação é aberta para pavimentar ruas do Jardim Itatiaia

A Prefeitura de Campo Grande abriu uma segunda lic...

27/05/2024

Ribas do Rio Pardo deve contratar empresa para obra de pavimentação e drenagem

O município de Ribas do Rio Pardo divulgou abertur...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita