Em depoimento à comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que apura denúncias de corrupção nos Correios, o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material Maurício Marinho apontou brechas no controle das licitações da empresa.
Marinho explicou que todos os contratos passam pela assessoria jurídica dos Correios e, ao final, são assinados pela diretoria colegiada, formada por sete diretores, que assume solidariamente a responsabilidade. Ele disse também que, assim como no Tribunal de Contas da União (TCU), na Corregedoria Geral da União (CGU) e na Secretaria Federal de Controle Interno, são realizadas auditorias internas na estatal.
No entanto, Marinho afirmou que em alguns contratos o conhecimento é extremamente técnico e alguma coisa pode não ser detectada pelos controles interno e externo. Ele declarou que um ponto fundamental para definir a licitação é a especificação do item licitado e que essa é uma das etapas em que pode haver erro.
Indícios de fraude
Em resposta ao senador Ney Suassuna (PMDB-PB), Marinho disse que há indícios de fraude nos contratos dos Correios e que, para descobrir a verdade, é preciso pegar todos os processos e observar a licitude. Suassuna fez elogios a Marinho, dizendo que é uma pessoa extremamente coordenada e deu respostas idênticas para as mesmas questões em vários momentos da CPMI, tanto ontem quanto hoje.
O ex-funcionário dos Correios destacou que seu compromisso diante da comissão é falar a verdade e afirmou novamente que, nas fitas em que foi flagrado recebendo dinheiro, havia bravatas e autopromoção de sua parte.
22/06/2005
12/12/2025
Marcada licitação para obras em trecho entre a BR-040 e a VC-371
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...12/12/2025
GDF reabre licitação que vai viabilizar maior projeto de infraestrutura do Pôr do Sol
O Governo do Distrito Federal (GDF) republicou, ne...12/12/2025
Prefeitura lança licitação de R$ 4 bilhões para o transporte público de Palmas
A Prefeitura de Palmas abriu uma licitação para co...12/12/2025
Governo de MT autoriza licitação para construir nova sede da Escola Militar Tiradentes em Juara
O Governo de Mato Grosso autorizou, nesta sexta-fe...