Promessa do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, feita ontem à noite no auditório principal da Fiec, e aplaudida com entusiasmo pelos empresários cearenses presentes ao ato de assinatura da Portaria que regulamenta a renegociação das dívidas de empresas do Norte e do Nordeste com o Finam e o Finor:
“No próximo mês de outubro, faremos a licitação para as obras de construção do Ramal do Salgado”, disse Marinho.
Trata-se do último trecho que falta para tornar concluído o Projeto São Francisco de Integração de Bacias. O Ramal do Salgado encurtará em cerca de 150 quilômetros a viagem das águas do São Francisco até o açude Castanhão.
Para solenizar o ato de ontem, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, amigo pessoal do ministro Rogério Marinho, reuniu empresários, deputados federais, entre os quais o relator da MP 1017, Danilo Fortes, e prefeitos, aos quais lembrou que, naquele momento, se encerrava uma luta de 30 anos – tempo em que as empresas devedoras do Finam e do Finor sofreram os efeitos de decisões equivocadas do governo da União.
Na opinião de Ricardo Cavalcante, agora – renegociando suas dívidas, para o que contarão com o apoio do BNB, cujo presidente, Romildo Rolim, está criando uma força tarefa para tratar da dívida de cada um dos 1.300 inadimplentes – as empresas terão “melhor capacidade de investir e de criarem mais empregos”.
Ao discursar, após assinar a Portaria, que também teve a assinatura do presidente da Fiec, do superintendente da Sudene, do presidente do BNB e dos três deputados federais presentes, o ministro Rogério Marinho elogiou o Estado do Ceará, que em 1987 iniciou um círculo virtuoso de gestão pública que perdura até hoje.
Ele revelou que, semanalmente, às quintas e sextas feiras, sai de Brasília e percorre o país, inaugurando obras de habitação, de saneamento e de infraestrutura custeadas pelo seu ministério. Elogiou o presidente Bolsonaro, “um homem simples, que fala como falam os brasileiros mais simples, que tem sido injustiçado pela mídia”.
Marinho disse que o governo, do qual é ministro do Desenvolvimento Regional, “trabalha para servir o povo, diferentemente de outros que se serviram do povo”.
Em seguida, disse que já foram iniciadas as obras de construção do Ramal do Apodi, que levará as águas do São Francisco desde a Paraíba até o Rio Grande do Norte, e anunciou que, em outubro, virá a Fortaleza para anunciar a licitação do Ramal do Salgado, com o que será concluído aquele que é o maior empreendimento na área dos recursos hídricos no país.
31/07/2021
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...