Maringá abre licitação de R$ 2,1 milhões para comprar câmeras de reconhecimento facial e de leitu..


A prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, pretende pagar até R$ 2,1 milhões para a instalação de 70 câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos.

Conforme o edital de licitação, publicado nesta quinta-feira (9), estão previstas 44 câmeras para a identificação de placas de veículos, que deverão ser instaladas em 35 pontos da cidade.

Outras 26 câmeras, entre estáticas e com opção de rotação, serão distribuídas em nove endereços de Maringá e dois pontos do distrito de Iguatemi para reconhecimento facial.

O monitoramento das imagens será feito pelo Centro de Controle Integrado (CCI), da Secretaria de Segurança Municipal de Maringá.

Segundo o edital, o objetivo da contratação é “criar ações de auditoria e inteligência na prevenção e ações efetivas de combate à criminalidade, visando a redução dos índices, maior segurança e promoção do bem-estar da população”.

Os endereços que terão câmeras com reconhecimento facial são:

4 câmeras

Parque do Japão
Buracão
3 câmeras

Catedral
Praça Raposo Tavares
Praça Napoleão Moreira da Silva
2 câmeras

Parque do Ingá
Praça Renato Celidônio
Estádio Willie Davids
1 câmera

Vila Olímpica
Subprefeitura de Iguatemi
Praça central de Iguatemi
A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 24.

A definição de um sistema de leitura de placas e reconhecimento facial foi realizado pela prefeitura em 2020, por meio de testes com os sistemas de diferentes empresas.


09/09/2021

Fonte: G1 Norte e Noroeste

 

Curso Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita